terça-feira, 7 de abril de 2009

Moral e Ética


Definir um comportamento ético gera complexas questões desde a clássica “o que é ética?” até “ético para quem?”. Fugindo da primeira pergunta que tende a dissecar o sentido da palavra baseando-se em correntes filosóficas, a segunda questão talvez aparente ser mais objetiva, já que o “quem” é o sujeito que sofrerá a ação ética

É fato que muitas pessoas são contra a legalização do aborto e as causas que levam as tomarem este partido são em grande proporção o preconceito, a desinformação e a religião que acabam determinando a construção de princípios morais formadores de opinião. Não obstante, é fato que a criminalidade é um mal que incomoda uma parcela bem maior de pessoas. Steven Levitt é criticado por alguns grupos conservadores e pessoas que o consideram um propagandista do aborto que propõe a esterilização dos pobre.


Ser ético é difícil e pode contrariar os princípios morais daquele que age eticamente. Para ser ético talvez necessite que o homem esqueça tudo aquilo que ele é e gostaria de ser, pois a ética não pertence ao bem individual e sim ao bem comum. Para ser moral basta agir de forma oposta à ética. A moral é construída pelo que vivemos e pelo o que acreditamos e agir conforme ela é agir a favor de nossos princípios.

Pesquisado Por : Ramon Saad , Priscila Souza , Renata Santos , Tâmara Fernandes e Jessica Freitas

http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2006/03/349898.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário